quarta-feira, setembro 09, 2015

Entendendo o fim

entendendo o fim

Ninguém quer ou imagina o fim mesmo sabendo que ele é inevitável. Tudo na vida tem um fim, inclusive a vida.

Por não querer o fim é que nossa primeira reação quando o mesmo acontece é negar que ele realmente está acontecendo. Não aceitamos a morte, o termino de um namoro, a saída “inesperada” de um emprego e lutamos internamente achando que o fim não é apenas um engano. Negar alimenta nossas esperanças de que tudo não passou de um sonho, que quem morreu vai ressuscitar, que o namoro vai recomeçar e que a empresa vai reconsiderar a demissão. Nada disso vai acontecer, mas precisamos nos prender a isso, precisamos encarar essa fase de negação, de luta contra a verdade.

Quando a ficha cai e percebemos que não adianta negar os fatos começamos a sentir raiva de tudo e de todos. Pensamentos negativos começam a rondar nossa mente e somos tomados pelo desejo incontrolável de mostrar o quanto estamos chateados. Brigamos com aqueles que tentam nos consolar, mal dizemos os médicos e os medicamentos em caso de uma morte por doença. Relembramos os momentos difíceis do relacionamento e culpamos o outro por nossa desilusão. Enxergamos injustiças em cada recordação do dia a dia na empresa e procuramos um culpado para nossa demissão.

A raiva quando canalizada de forma correta faz com que a compreensão do fim aconteça com mais rapidez e de forma menos dolorosa, mas quando não funciona nos leva a tentar argumentar e evitar o fim. Em nossos pensamentos criamos possibilidades para as coisas continuarem como eram antes e mesmo sabendo que isso, em alguns casos, é impossível, nos agarramos a isso como uma tabua de salvação e é ai que vem a depressão.

Caímos em depressão quando os argumentos falham na tentativa de modificar as perdas. Deveríamos tentar ao máximo evitar a depressão, mas nem sempre isso é possível e essa é umas das piores fases do fim, porque nos põe para baixo, nos leva ao fundo do posso. Às vezes saímos da depressão sem maiores sequelas, mas às vezes precisamos de ajuda profissional para isso. Seja como for, após a depressão conseguimos enxergar o fim como ele de fato é.

O fim é um processo com muitas etapas, cada uma delas essencial para que tenhamos um novo começo.

Imagem do post: Tumblr / Redheads be here

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Contos e encantos Copyright © 2007 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates