segunda-feira, junho 03, 2013

Antes do amanhecer – Cena 14: A resposta deve estar na tentativa (The Alley)

cena 14

Localização: Estas cenas, acreditamos, alternam-se entre o primeiro e sétimo distritos. Por favor, avise-nos se você tiver informações mais precisas.

(Jesse e Céline retomaram andando. Nós os vemos se aproximando do topo de uma escada, em seguida, continuam em uma rua tranquila).

Jesse: Eu quero dizer, não há essas raças de macacos, e tudo o que eles fazem é ter relações sexuais, como o todo, sabe? E, uh, eles acabam sendo, menos violentos, mais pacíficos, mais felizes, você sabe, então eu quero dizer, talvez brincando, não é tão ruim.

Céline: (incrédula). Você está falando sobre macacos?

Jesse: Sim. Eu estou falando sobre macacos.

Céline: Ah, eu pensei que sim.

Jesse: Por quê?

Céline: Você sabe, eu nunca ouvi isso, mas ele me lembra, como esta perfeito, você sabe, o argumento masculino para justificá-los transando.

Jesse: Não, não, não. Mulheres macaco estão transando também. (Balança suas mãos para defender seu ponto de vista.) Todo mundo está transando.

Céline: Sim, isso é bonito. (Eles riem.) Eu tenho esse pensamento paranoico horrível, que o feminismo foi principalmente inventado pelos homens, para que eles pudessem, transar um pouco mais. “As mulheres, de mente livre, seus corpos livres, dormem comigo. Estamos todos felizes e livres, enquanto eu posso transar (faz um movimento de socos com o punho), tanto quanto eu quero.”

Jesse: Tudo bem, tudo bem, tudo bem. Mas talvez, talvez haja algumas coisas biológicas na transa aqui. Quero dizer, se você estivesse em uma ilha, e houvesse noventa e nove mulheres na ilha, e apenas um homem, em um ano, você tem a possibilidade de ter noventa e nove bebês. Mas se você tem uma ilha com noventa e nove homens e apenas uma mulher, em um ano, você tem a possibilidade de ter apenas um bebê. Então...

Céline: Então. Você sabe o que?

Jesse: O quê?

Céline: Nesta ilha, eu acho que haverá apenas, talvez quarenta e três homens deixados. Porque eles iriam matar uns aos outros, tentando foder essa pobre mulher, você sabe o que quero dizer? E na outra ilha, haveria noventa e nove mulheres e noventa e nove bebês, e não mais homem, porque teriam chegado todas juntas, e o comido vivo.

Jesse: Ah, é?

Céline: Sim.

Jesse: (Sorrindo e acenando com a cabeça em concordância simulada.) Sim? Sim? Veja... Veja, eu acho que há algo para isso. Eu acho que em algum nível, as mulheres não se importam com a ideia de destruir um homem. Tipo, eu estava uma vez andando na rua com a minha ex-namorada, e nós só andávamos por aí, e tinham quatro caras, tipo de (Faz contrações com os ombros em um movimento tipo "durão") durões olhando, ao lado de um Camaro, e um deles, com certeza, diz: "Hey baby, bela bunda". Então, eu penso: "Ei, não é grande coisa, eu não vou ficar tenso com isso, certo?”.

Céline: Sim, além disso, havia quatro deles, certo?

Jesse: Sim, exatamente, há quatro deles, certo, mas ela se vira e diz, (Vira o pássaro ao ar atrás dele) "Fodam-se, idiotas", e eu penso assim, tudo bem, espere um minuto, aqui, certo? Eles não vão vir aqui e chutar sua bunda, você sabe o que quero dizer? Assim que acabei de ser empurrado para a linha de frente. Você vê o que eu estou dizendo? Quero dizer, as mulheres dizem que odeiam se você é tudo bruto e protetor, mas se lhes convém, então elas vão te dizer que você está sendo tudo covarde ou fracote...

Céline: Você sabe o quê? Eu não acho que as mulheres realmente querem destruir os homens, e se, mesmo que eles quisessem, elas não... Elas não conseguem. Você sabe o que eu quero dizer? Tenho certeza de que mesmo, os homens estão destruindo as mulheres, ou são capazes... Capazes de destruir as mulheres, muito mais do que as mulheres... Bem, de qualquer maneira, é deprimente, eu quero dizer, que você sabe o quê?

Jesse: O quê? Você quer parar de falar sobre isso?

(Vozes desaparecem, eles andam e descem um declive de costas para a câmera).

Céline: Yeah. Eu realmente odeio isso. Você sabe, os homens, as mulheres que você conhece, é, é... Não há fim para isso, como, você sabe...

Jesse: É como pular um registro, você entende?

Céline: Sim.

Jesse: Cada casal tem essa conversa sempre.

Céline: E ninguém ganha nada com isso.

(A cena corta para uma dançarina de dança do ventre e um percussionista, tocando em uma esquina como várias pessoas a observar. Jesse e Céline param, então Céline puxa Jesse mais perto para assistir).

Céline: Eu vi um documentário sobre isso. É uma dança de nascimento.

Jesse: A dança da natalidade?

Céline: Sim.

(Eles param e assistem um pouco, até que esteja terminado. Eles batem palmas).

Jesse: Devo dar-lhe algum dinheiro?

Céline: Sim.

Jesse: (Falando com hesitação, ele coloca dinheiro no pote.) Tudo o que é interessante custa um pouco de dinheiro. Eu estou lhe dizendo. Então, dança nascimento, hein? Parecia um pouco como uma dança de acasalamento.

Céline: Não, mas realmente. As mulheres usavam isso no parto. Em algumas partes do mundo, eles ainda fazem.

Jesse: Sim?

Céline: Sim. A mulher entra em trabalho de parto em uma tenda, e as mulheres de sua tribo a cercam, e dançam, e incentivam a parturiente para dançar com elas... De modo a tornar o parto menos doloroso.

Jesse: Sim...

Céline: Quando o bebê nasce, todos eles dançam em comemoração.

Jesse: Uau. Eu não acho que a minha mãe teria feito isso. (Coloca uma moeda em seu antebraço, a arrebata, e mostra a Céline, que o ignora).

Céline: Eu gosto da ideia de dançar como uma função comum na vida, algo que todo mundo participa.

(Cena cortada algum lugar por aqui)...

Jesse: Sim, eu sei. Eu ouvi sobre esse cara velho, que estava assistindo a alguns jovens de dança. E ele disse, que lindo. Eles estão tentando sacudir seus órgãos genitais, e se tornam anjos.

Céline: eu gosto disso (Sorri).

Jesse: Certo. Uma questão, porém, lá atrás. Quando as mulheres estão dançando, e sendo todas espirituais e materiais, certo? Onde estão os homens? Nós estamos fora na coleta de alimentos? Não estamos convidados? Vocês não precisam de nós? O quê?

Céline: Os homens têm a sorte não mordermos suas cabeças após o acasalamento. Alguns insetos fazem isso, você sabe, como aranhas, e outras coisas.

Jesse: Hum.

Céline: Nós, pelo menos, deixamos vocês viverem. O que você está reclamando?

Jesse: Sim. Veja, você está brincando, mas há algo que, você sabe. Você continua trazendo coisas com isso.

Céline: O quê?

Jesse: Sim.

Céline: Não, não, não, espere um minuto. Falando sério aqui. Quero dizer, eu... Eu sempre sinto essa pressão de ser um ícone forte e independente da feminilidade, e sem fazer... Fazendo com que pareça o meu... Toda a minha vida está girando em torno de um cara. Mas amar alguém e ser amada significa muito para mim. Nós sempre damos o prazer dele e essas coisas. Mas não é tudo o que fazemos na vida como uma maneira de ser amada um pouco mais?

Jesse: Hum. Sim, eu não sei (Sentam-se em uma pilha de caixas em um beco que eles estão andando). Às vezes eu sonho em ser um bom pai e um bom marido, às vezes sinto muito perto.

Céline: Hum...

Jesse: Mas então, outras vezes, parece bobo. Como iria arruinar a minha vida inteira. E não é apenas um medo do compromisso, ou que eu sou incapaz de cuidar, ou amar, porque eu posso. É que se eu sou totalmente honesto comigo mesmo, eu acho que eu prefiro morrer sabendo que eu era muito bom em alguma coisa, que eu me destaquei, de alguma forma, você sabe, então, que eu tinha acabado de ser bom em um carinhoso relacionamento.

Céline: Sim, mas eu havia trabalhado para este homem mais velho, e uma vez ele me disse que ele tinha passado toda a sua vida a pensar sobre sua carreira e seu trabalho, e... Ele tinha cinquenta e dois anos e, de repente, bateu-lhe que ele realmente nunca tinha dado tudo de si mesmo. Sua vida era para ninguém, e nada. Ele estava quase chorando dizendo isso. Você sabe, eu acredito que se houver qualquer tipo de Deus, ele não estaria em nenhum de nós. Não é você, ou eu, mas apenas este pequeno espaço entre nós. Se há algum tipo de magia nesse mundo, deve ser na tentativa da compreensão de alguém, compartilhar algo. (Faz um sinal) Eu sei, é quase impossível ter sucesso, mas... Quem se importa, realmente? A resposta deve estar na tentativa.

(Ambos se olham por um tempo, e depois ficam meio suspirando, meio rindo).

Roteiro do filme Before Sunrise, 1995, em livre tradução.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Contos e encantos Copyright © 2007 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates