domingo, junho 02, 2013

Antes do amanhecer – Cena 11: Você acredita em Deus (A igreja)

cena 11

Localização notas: A igreja "Maria am Gestade" está localizada perto do Passauer Platz, no primeiro Distrito. Web: http://www.planet-vienna.com/spots/Maria-Gestade/gestade.htm.

(Jesse e Céline aproximam-se de uma igreja).

Jesse: Acho que está aberta?

Céline: Eu não sei, vamos tentar.

(Eles atravessam a rua para entrar, quando um carro para e buzina para eles. Dentro da igreja, Céline caminha lentamente pelo corredor).

Céline: (Quase sussurrando) Eu estive em uma antiga igreja como esta com a minha avó há alguns dias em Budapeste. Apesar de eu rejeitar a maioria das coisas religiosas, eu não posso ajudar, mas sinto por todas as pessoas que vêm aqui perdidas ou na dor, com culpa, à procura de algum tipo de resposta. Fascina-me como um único lugar pode juntar tanta dor e felicidade por tantas gerações.

Jesse: Você concorda com a sua avó?

Céline: Sim. Eu acho que é porque eu sempre... Eu sempre tenho essa sensação estranha de que sou esta mulher muito velha, que está prestes a morrer. Que a minha vida é apenas suas memórias, ou algo assim.

Jesse: Isso é tão selvagem. Quer dizer, eu sempre acho que eu ainda sou o menino de treze anos, que apenas não sabe como ser um adulto, fingindo viver a minha vida, tomando notas para quando eu realmente tiver que fazer. Mais ou menos como se estivesse em um ensaio para a Junior High Play.

Céline: Isso é engraçado. Então, lá em cima, a roda-gigante, era como se esta mulher muito velha estivesse beijando este menino, certo?

Jesse: Hum... Você sabe alguma coisa sobre os Quakers, a religião Quaker?

Céline: Não, não muito, não.

Jesse: Bem, eu fui a um casamento Quaker uma vez, e foi fantástico. O que eles fazem é o casal chega e eles se ajoelham na frente de toda a congregação, e eles só olham um para o outro, e ninguém diz uma palavra a menos que eles sintam que Deus os peça para falar, ou dizer alguma coisa. E então, depois de uma hora assim apenas olhando um para o outro, eles estão casados.

Céline: Isso é bonito. Eu gosto disso.

(Os dois se olham por alguns instantes. Céline se afasta, e poucos momentos depois, o mesmo acontece com Jesse).

Jesse: Esta é uma história horrível.

Céline: O quê?

Jesse: Não é o local apropriado para dizer isso, mas...

Céline: O quê?

Jesse: Bem, eu estava dirigindo por aí com esse amigo meu, ele era um grande ateu, e chegamos a um ponto, ao lado de um cara sem-teto. E meu amigo tira uma nota de cem dólares, e inclina-se para fora da janela, e ele diz: "Você acredita em Deus?" E o cara olha, ele olha para o meu amigo, e ele olha para o dinheiro, ele diz, “Sim, eu acredito". Meu amigo diz: "Resposta errada". (Faz como se colocasse dinheiro de volta no bolso), E fomos embora.

Céline: Isso significa, não?

Jesse: Sim, uh, uh é. (Eles param e olham um para o outro).

Roteiro do filme Before Sunrise, 1995, em livre tradução.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Contos e encantos Copyright © 2007 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates