sexta-feira, março 22, 2013

A receita do miojo

a receita do miojo

Um estudante resolveu provar a todos, com um ato que considero imbecil, que o sistema de correção das redações do exame nacional do ensino médio é falho. Todos nós sabíamos disso, mas precisou que alguém escrevesse em uma redação sobre imigração a receita do famoso macarrão instantâneo para que as pessoas se indignassem.

O que esse estudante fez, foi apenas usar-se de um “método” que consiste em propositalmente deixar uma falha grotesca acontecer e esperar que quem deveria, a perceba e sinalize. Como a falha em geral é impensada, a mesma acaba sendo “tolerada” em processos repetitivos e de grande demanda.

Recentemente alguém dentro de uma fabrica deixou que um lote de caixas de suco de maça fosse posto a venda com soda caustica ao invés do suco. Isso foi uma falha mecânica e humana, mas que diferentemente da receita do miojo, não foi proposital e poderia ter causado mortes.

Esses acontecimentos mostram que precisamos rever o modo como realizamos tarefas rotineiras. Correções em massa devem obedecer a critérios e não serem feitas de acordo com o pensamento de uma pessoa. Devem-se estabelecer processos que garantam a lisura e a qualidade do produto final.

O tal macarrão da redação fica pronto em três minutos, mas o estrago que tarefas mal feitas causam pode durar uma vida inteira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Contos e encantos Copyright © 2007 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates