segunda-feira, abril 09, 2012

10 pontos importantes: Confiança

confianca

“Confiança é o ato de deixar de analisar se um fato é ou não verdadeiro, entregando essa análise à fonte de onde provém a informação e simplesmente considerando-a. Se refere a dar crédito, considerar que uma expectativa sobre algo ou alguém será concretizada no futuro. Aceitar a própria decisão de outra pessoa. Confiar em outro é muitas vezes considerado ato de amizade ou amor entre os humanos, que costumam dar provas dessa confiança. Sem essas provas, o indivíduo tende a basear-se apenas na informação dada (ou a falta dela) acabando por seguir provavelmente uma linha de pensamento longe da verdade.

Confiança é o resultado do conhecimento sobre alguém. Quanto mais informações sobre quem necessitamos confiar, melhor formamos um conceito positivo da pessoa.”

Termos técnicos e cientificos a parte, eu considero a confiança o item principal em um relacionamento. Sem confiança, não há paz e sem paz não há qualquer outro sentimento que resista.

Quando perdemos a confiança em algo ou em alguém, perdemos também nossa capacidade de aceitar as coisas como elas são e um simples ato normal e corriqueiro, se torna algo trágico e nocivo. Um atraso de alguns minutos, uma ida inesperada a loja da moda, um encontro casual, tudo se torna motivo de desconfiança e dúvida.

A confiança quando perdida dificilmente se recupera e ela não pode ser cega e tão pouco burra. A confiança tem que ser conquistada dia a dia, a cada momento, em cada gesto e em cada olhar. A reciprocidade tem que existir no ato de se confiar, ou ambos confiam um no outro ou nada feito.

Um relacionamento baseado na confiança tem muito mais chances de ser duradouro, sem essa coisa de eternidade, mas enquanto for bom para ambos, do que um relacionamento onde ambos vivem a desconfiança. Se você não confia no que o seu parceiro faz ou no que o seu parceiro diz, não continue em uma relação que só vai lhe trazer dor de cabeça e incertezas.

Não feche jamais os olhos para a realidade, dê atenção, afeto e carinho a quem está com você em todos os momentos, mas acima de tudo, confie em você e em suas ações, assim como também deve confiar em quem está ao seu lado.

Fonte de informações complementares.: http://pt.wikipedia.org/wiki/Confian%C3%A7a

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Contos e encantos Copyright © 2007 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates