segunda-feira, janeiro 09, 2012

Com o que se tem

com o que se tem

Tudo na vida, eu disse tudo, tem a sua despesa de “manutenção”. As alegrias, as tristezas, os sonhos, as ilusões e qualquer outro tipo de emoção, sentimento ou bem material, que se venha adquirir, tem uma despesa de “manutenção”.

Grande parte das pessoas só percebe essa despesa quando a mesma já está inserida no cotidiano e não há mais como se livrar dela, a não ser que se livre daquilo que lhe trouxe a referida despesa.

Um carro, por exemplo, é um dos bens materiais de maior despesa de “manutenção”. Você compra um carro zero e só pelo simples fato de retirá-lo da concessionária, já está pagando 20% do valor do mesmo a titulo de depreciação.

Além disso, todos os meses você gasta com gasolina e com estacionamento. Anualmente você também tem gastos com IPVA, Seguro, Taxa de licenciamento e outros. No fim das contas em alguns anos você já gastou o equivalente ao mesmo valor que você deu pelo carro.

Não estou dizendo que compensa ou não ter um carro ou outro bem, pois todos têm a sua despesa de “manutenção”. Uns mais e outros menos.

Acho que antes de qualquer coisa cada um deve avaliar se tem reais condições de arcar com os custos.

O que mais vemos hoje em dia são pessoas sem comprometimento com a continuidade das coisas, essas pessoas acreditam que para tudo sempre a um jeito e por isso seguem por aí fazendo aquisições que não tem como manter.

Mesmo não estabelecida à prioridade existe e será aplicada sempre que necessário. Entre comer e quitar as despesas do carro, a prioridade da maioria será pelo alimento. As despesas do carro podem esperar, mesmo que não devessem e assim o é com uma série de coisas.

Por isso, não alimente um sentimento se você não pode mantê-lo ou ser verdadeiro para com o mesmo. Não crie esperanças se elas forem falsas e só existirem no coração de quem acredita nelas. Não julgue se você não pode sustentar um julgamento justo.

Não adquira um bem ou desperte um sentimento, se você não tem condições de arcar com as despesas de “manutenção”.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Contos e encantos Copyright © 2007 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates