sexta-feira, março 04, 2011

Bloco do eu sozinho

bloco do eu sozinho

Basta um surdo e um tamborim para a folia começar e é assim que em pouco tempo temos um bloco. Atrás do bloco uma multidão cantando, dançando e se divertindo a valer e sem frescura e ou preconceito.

Diferentemente de outros carnavais que vemos por aí, o nosso, o carnaval carioca, é o mais popular possível e até que me provem o contrário, não conheço outro igual.

Por muito tempo se proclamou o carnaval carioca como sendo única e exclusivamente o carnaval dos desfiles das escolas de samba. Jamais o carnaval carioca seria apenas isso. Por um tempo, alguns poucos dois anos, se não me engano, tivemos uma debandada geral em busca de outras paragens.

Hoje já temos um movimento contrário e o carnaval do Rio é considerado, como sempre foi, com razão, mas por hoje do que por ontem, o melhor carnaval do mundo. Que me desculpem os baianos e seus trios elétricos, mas se acabássemos com os desfiles das nossas escolas de samba, mesmo assim continuaríamos com um grandioso carnaval. Não posso dizer o mesmo se acabássemos com os desfiles “patrocinados” dos trios.

Aqui nossos blocos são totalmente democráticos. Vai quem quer, brinca quem tem disposição e participa aquele que gosta de um verdadeiro carnaval pé no chão.

Não temos corda, mas alguns poucos, gananciosos eu diria e com certeza vão me contradizer, querem “inventar” essa moda por aqui. Não temos cercadinhos e muito menos camarote na orla para “bacana” ver o bloco passar.

Aqui vale a lei do folião e tão somente ela. Nosso maior bloco, que dizem ser o maio do Brasil, arrasta uma multidão que se diverte por todo um sábado sem parar. Além dele, um pouco depois, temos mais uma centena de blocos e ambos arrastando multidões, desfilando pelos quatro cantos da cidade.

O Rio de Janeiro e os cariocas voltaram a fazer um carnaval do povo e para o povo. Escolas de samba a parte, o nosso melhor carnaval não aparece na TV.

Feliz carnaval a todos, com muito amor, beijo na boca e paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Contos e encantos Copyright © 2007 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates