terça-feira, janeiro 19, 2010

Suburbano nato

 

suburbio

 

Nascer e morar no subúrbio pode não ser o paraíso, pelo menos o paraíso que muitos pensam conhecer e na verdade não conhecem. Estas pessoas, acham que o paraíso é ter status, grana, morar de frente para o mar e outras bobagens do gênero.

Eu não estou nem um pouco preocupado com isso porque sou suburbano nato com muito orgulho e não importa onde eu esteja, sempre serei um suburbano. Só quem é ou foi do subúrbio e não abandonou ou renegou as suas raízes é que sabe do que estou falando, do prazer de ser pé no chão.

No subúrbio todo mundo se conhece e não tem essa de vizinho do bloco A ou vizinho do bloco B, é seu Carlos da casa rosa, José filho de chiquinha, Arlindo parente do Zeca, suburbano se conhece pelo nome e de se encontrar quase sempre na padaria da esquina, no carteado da praça, no botequim do Manoel e na rua mesmo, na hora de soltar pipa ou jogar aquela pelada sem preconceito.

Suburbano é calor humano, é contato, é olho no olho, é pegada. Suburbano é cerveja em copo americano.

Suburbano é churrasco no fim de semana, caipirinha de cachaça e bermuda com camiseta.

Suburbano é fritada de sardinha em lata, mortadela frita e macarrão com salsicha.

Morar no subúrbio tem a vantagem de se poder desfrutar das melhores coisas que a vida oferece, como a costela do feio ou a do Alexandre na VP (Vila da Penha para a galera da zona sul), o baile charme do viaduto em madureira ou do ponto chic em Padre Miguel. A feijoada da portela, mesmo que hoje ela seja frequentada pelo povo da ZS, porque só os suburbanos param depois no pagode que tem no lado de fora.

É ser livre para ser feliz sem se preocupar com a roupa da moda ou com o preço das coisas. Não deu para comprar contra-filé, vai de maminha mesmo ou bola da pá, no churrasco, carne é carne e pronto.

Faltou açúcar e ovo na hora do bolo, pede para Suzana, filha do rocha, que mora na rua das flores que ela sempre tem.

Suburbano se vira nos 30, nos 40 e não tem essa de aperto, porque se apertar é só afrouxar um pouco o cinto.

No subúrbio todos são bem vindos, mas alguns são convidados a se retirar, pois frescura demais atrapalha. Em qualquer lugar, ainda mais em um lugar onde o despojamento e o jeito simples de ser, faz a diferença.

Se você foi suburbano um dia, por mais que esteja por cima da carne seca e morando na ZS, não abandone as suas raízes e principalmente as suas origens. Não tem nada pior do que um suburbano metido a besta.

Ps.: Este post é dedicado ao Aspira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Contos e encantos Copyright © 2007 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates