quarta-feira, dezembro 09, 2009

Fale menos e faça mais

 

silencio1

 

É o grande lance da afirmação. Todo o ser humano que se preze, precisa se auto-afirmar para os outros e para si mesmo, parece que precisa dizer aos quatro cantos que é o melhor nisso, o rei naquilo e que faz e acontece melhor do que todo o resto do mundo.

O problema disso tudo é que em geral esse tipo de pessoa, aquela que precisa ouvir de si mesma que é a mais preparada em tudo, é a que menos cumpre o que alardeia. Essas pessoas apenas sabem falar com muita prepotência e altas doses de narcisismo, porque na hora do “vamos ver” ou do teste da vida real, elas se mostram como são, pessoas comuns como todas as outras, com seus defeitos e muito poucas qualidades.

O que elas não sabem ou simplesmente ignoram é que agindo assim, criam uma enorme expectativa em quem está apenas ali ouvindo, sem ter solicitado nenhuma informação a respeito das qualidades e atributos do individuo. Depois da expectativa criada, todos vão querer comprovar se o tal contador de vantagens é realmente tudo aquilo que alardeia e na maioria dos casos, não in loco, apenas vão querer depois, verificar se o falador teve exito naquilo que se diz melhor.

Com tanta expectativa criada, qualquer coisa tem que ser feita com 100% de excelência, porque caso o contrário, todos vão estar ali prontos para criticar o tal “campeão dos campeões”. Mas isso é uma das piores coisas que se pode fazer, pois essa pessoa que gosta de se gabar perante aos demais, faz isso, apenas porque não tem confiança plena em suas capacidades e quer fazer com que ela mesma e os outros acreditem que ela pode aquilo que ela acha que pode ou quer poder.

Eu apenas sinto por essas pessoas, pois elas se enganam e se iludem. Quem está de fora e pode analisar com calma, vê o quão ridículo e feio é o papel que elas fazem, mas não adianta tentar convence-los que isso é prejudicial, pois elas insistem nesse comportamento masoquista. Uns fazem para se sentirem aceitos, outros para tentar impressionar, mas todos ficam parecendo meros exibicionistas.

Quem tem algum talento, o mantem para si e só o revela no momento certo, aquele em que ele realmente lhe será útil e fará sentido. Quem pensa que tem, prefere se gabar disso, mas quando é posto a prova, acaba se decepcionando e decepcionando aqueles que acreditaram em toda a esparrela contada.

Por isso, fale menos e faça mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Contos e encantos Copyright © 2007 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates