quinta-feira, julho 09, 2009

slow food

tartaruga

Os americanos foram rápidos em inventar o fast food, que nada mais é do que comida rápida e pode ser traduzida pelas inúmeras lanchonetes que temos espalhadas por aí. Ao mesmo tempo em que criaram o fast food, eles também criaram a confort food, que é a comida que comemos em casa, sem muitas “frescuras” e feita de forma mais lenta e artesanal, sem o uso da maioria dos artificios da cozinha moderna.

Aqui no Brasil já temos a nossa rede de slow food há muito tempo, e ela existe justamente para fazer o contraponto com as famosas redes de fast food. Slow food nesse caso é a comida que ao invés de ser servida rápidamente é preparada e servida de forma demorada e em alguns casos, até de forma complicada, pois não segue padrões e nem regras pré definidas.

O maior exemplo de rede slow food aqui no Brasil, e pelo que eu saiba o único, é o Bob’s, que originariamente deveria ser uma rede de fast food, mas que acabou se especializando em slow food ou em anything food.

Faça o teste você mesmo e veja que o que eu estou falando é a mais pura verdade, entre em uma lanchonete do Bob’s, mas escolha uma bem vazia e de preferência com bastante funcionários para atende-lo e peça o básico, o famoso Big Bob’s. Eu nunca vi demorarem tanto para fazer o sanduiche principal da rede, algo que deveria ser feito em menos de 10 minutos, leva quase meia hora para ficar pronto e isso não é exagero.

É claro que esse tempo todo é apenas se você pedir os sanduiches que tem mais saída, caso você peça algo que quase não é vendido, leve um livro e se prepare para esperar bastante. Não me perguntem como eles conseguem, mas o fato é que quanto mais vazia estiver a lanchonete, mais tempo eles demoram para lhe atender e para entregar o seu pedido.

Outra coisa interessante é que todos os atendentes do Bob’s são enrolados, nunca sabendo os ingredientes que compõe do seu pedido ou trocando as bolas daquilo que você solicitou. Se você pede uma salada de atum, vem uma de frango e por aí vai. O fato deles não terem ou de não trabalharem com padrões faz com que o mesmo sanduiche tenha sempre uma aparência diferente de acordo com a loja da rede em que é comprado.

Na maior parte das lojas os sanduiches sempre vem com molho em demasia, é claro que alguns clientes fazem esta solicitação, mas isso nem é necessário pois eles já fazem isso normalmente, apenas se esquecem de lhe fornecer guardanapo extra. Você abre a caixinha e se depara com pão, alface e hamburguer boiando dentro do molho. Dá o maior trabalho tentar “remontar” o sanduiche e come-lo sem se lambuzar todo.

Antes eu pensava que o problema era apenas com determinada loja da rede ou com algumas lojas da rede, mas em todas as que eu fui, tive o mesmo problema e foram raras as vezes em que o atendimento seguiu o padrão do atendimento de uma rede de fast food, o deveria ser o Bob’s. Eu continuo gostando dos sanduiches do Bob’s e ficaria mais feliz, se eles assumissem o que são, uma boa rede de slow food.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Contos e encantos Copyright © 2007 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates